Bichos como nós

Artigos

 

 

O BURRO DO POITOU

 

 

 

 

 

 

Considera-se ao Burro do Poitou como a raça de burro mais antiga e mais original; mas as suas origens seguem sendo misteriosas. O cruzamento dum jumento e duma égua de Tiro Poitevin dá uma mula poitevine, o que confere ao Burro do Poitou o seu valor genético de reprodutor. Vítima das transformações do mundo rural e do esquecimento, a raça encontrou-se em vias de extinção.

 


É, hoje, objecto de um plano de salvaguarda estabelecido pelo Parque Natural Regional do Marais Poitevin, em colaboração com os Haras Nationaux, a UPRa muares do Poitou e a Association pour la sauvegarde du Baudet du Poitou (SABAUD - Associação para a Salvaguarda do Jumento do Poitou). Desde 1980, a Asinerie Nationale de Dampierre sur Boutonne, propriedade do Conselho Geral da Charente-Maritime, é um dos elementos primordial deste plano de salvaguarda: quinta experimental e posto de cobrição reputado. O sítio é igualmente acessível ao público. O Burro do Poitou utiliza-se actualmente como animal de albarda e para a atrelagem de lazer.


 

 

 

Os burros de Poitou são uma raça de burros, que mede em média 1,50 metros de altura, Pelagem abundante com pelos longos e grossos, de ali o apelido de "bourrailloux". Grande cabeça e forte ossatura, e que está a chamar à atenção da comunidade internacional pois encontra-se em risco de extinção, existindo atualmente menos de 1000 burros Poitou em todo o mundo.

 

 

Contudo, uma veterinária americana chamada de Annie Pollock criou na  herdade aquele que é considerado o santuário dos Poitou, tendo lá mais de 15 Poitou. Segundo Annie, aquilo que mais gosta nos burros Poitou são as suas características físicas e a… paciência deste adoráveis animais. Annie diz mesmo que se as pessoas fossem com os burros Poitou nada nem ninguém se chateava com nada.

 

 


1

3
46
75

 

 

 

 

 

 


8

 

 fontes: iloveanimais e aepga

 

 

 

 

 

Siga-nos na Rede

 fb icon 325x325   Facebook           tweter   Twitter

Espaço Lusófono © 2013 . Todos os direitos reservados

Login ou Registe-se

LOGIN

Registe-se

User Registration